Processos e Ciclo de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Um processo consciente do Ciclo de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, decupa as informações que chegam das diversas atividades da empresa em Coleta de Dados, Análise, Medidas de Prevenção, Implementação e Controle, assim como mostra a figura abaixo.

Ciclo de prevenção de acidentes aeronáuticos embarque tec
Ciclo de prevenção de acidentes aeronáuticos embarque tec

Para a obtenção de Coleta de Dados, o Gerente de Segurança Operacional, deve estabelecer formulários padronizados e sistemas de envio, para que haja uma retroalimentação do ciclo. Com informações em mãos, é possível estabelecer uma Análise, por meio de estatística descritiva e/ou processo qualitativo. Como na famosa citação do estatístico William Edwards Deming, “quem não controla, não gerencia!”. Assim é possível que correlações entre os fatores sejam encontradas, classificadas por afinidade para que sejam estabelecidas suas origens comuns.

Os primeiros “Insights” são obtidos no momento da análise dos dados coletados, por meio da referência dos manuais operações, conhecimento empírico ou científico, ou a descoberta de um novo procedimento. No desenvolvimento de Medidas de Prevenção as distorções são identificadas em suas origens causais e suas medidas corretivas são denominadas Recomendações de Segurança de Voo (RSV). Antes da emissão de um RSV, o Gerente de Segurança Operacional deverá por meio de um Diagrama de Ishikawa, verificar o impacto desse novo procedimento dentro da organização. No qual dependendo dos vários setores no qual afetará, será necessário a aprovação de tal medida de segurança por meio de um grupo de especialistas, que considerará sua adequabilidade, praticabilidade e aceitabilidade com a amplitude adequada para alcançar todos os objetivos.

Uma implementação deverá ser a mais imediata possível, sob o risco da ocorrência de um incidente ou acidente. Nessa, ações de treinamento, comunicação das mudanças e tempo de adaptação devem ser consideradas. E é fundamental realizar uma verificação contínua da efetividade da ação de correção, obtendo o Controle que dependerá da coleta de dados, estabelecendo que a empresa tenha um processo de melhoria contínua implementada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2019 - 2020, Embarque Tec - Sistemas e serviços para aviação. Todos os direitos reservados.