Quantas cidades e aeroportos você conhece?

19 Dec 2016

Reinaldo M. Del Fiaco

Para o terceiro artigo da coluna “O que nos aeroportos?”, vamos para uma conversa mais leve. Muitas rodas de amigos se baseiam sobre histórias de voos, alfandegas, aeroportos, parques, praças, praias e compras. Para os pilotos, todos os que já visitaram o fechado Museu Asas de um Sonho da TAM contam com orgulho a história que aprenderam. Disney, museus, cassinos e prédios, e assim o mercado do turismo, a aviação é estimulada.

 

Com muitos voo e conexões muitos conhecem somente os aeroportos e as características culturais das cidades ficam de lado. Muitos aeroportos no exterior são uma atração à parte para o turismo local. Muitos pesquisadores e livros de arquitetura dizem que os aeroportos devem apresentar as características culturais de sua região. Entretanto, como os aeroportos são obras caras os escritórios de arquitetura buscam imprimir desenhos modernos e com desafios estruturais para a engenharia. Segundo a lista da Travel + Leisure o aeroporto mais bonito do Mundo é o Internacional de Beijing, seguido pelo terminal 4 de Barajas na Espanha e o TWA do JFK em Nova Iorque. No Brasil, um aeroporto de interior e com arquitetura diferente dos tradicionais “caixotes” é o de Porto Seguro na Bahia, com o pé direito mais baixo e com ambientes que trazem elementos receptivos.

Em meio de muitas pesquisas sobre aeroportos, encontrei vários artigos com origem de cursos de turismo. Nos cursos de Ciências Aeronáuticas e Aviação Civil não há nenhuma disciplina voltada para o turismo em revistas de transportes. Muitos cursos voltados para aviação direcionam os alunos que além da pilotagem também para a administração. Sendo que toda a viagem tem um motivo específico, e todos esses motivos são divididos em turismos, então o profissional de aviação poderia entender quais são os motivos que levam usuários para os aeroportos e voos. Em engenharia de transportes uma das principais disciplinas é sobre Modelos de Planejamento de Transportes, em que ensina como que a demanda pode ser planejada em níveis estratégicos, tático e operacional. Ensinar para profissionais da aviação como que os usuários podem ser atraídos pode levar a uma disseminação de profissionais em diversas outras áreas dentro da aviação, que não seja somente o cockpit.    

Na literatura internacional é possível encontrar os termos cidade aeroportos e aeroportos industriais. Alguns autores diferencial os dois termos, outros já dizem que o aeroporto industrial é o princípio para uma cidade aeroporto. Também pode ser encontrado o termo Aerotrópole, no qual o conceito foi disseminado pelo pesquisador e consultor John Kasarda. É interessante o processo em que o aeroporto passa a tomar conta da cidade, Kasarda diz que o aeroporto é construído longe da cidade, a cidade vai até o aeroporto e depois o aeroporto se torna a cidade. O último livro de John Kasarda com o jornalista Greg Lindsay é muito bom em termos de histórias de caso sobre a construção dos principais aeroportos do mundo e com consultorias prestadas para empresas como FEDEX e governos ao redor do mundo. Com o título de Aerotrópole - O Modo Como Viveremos no Futuro mostra também as preocupações que a administração do aeroporto precisa ter com toda a comunidade, minimizar a poluição e maximizar o aproveitamento de recursos para a geração de energia. Da próxima vez em que for em um aeroporto, preste atenção em sua arquitetura, se representa as características da região e pense em quais preocupações internas e sobre entorno da cidade que a administração aeroportuária têm. 

 

Link Travel + Leisure: http://www.travelandleisure.com/slideshows/worlds-most-beautiful-airports

 

Publicado em: http://www.portaldopiloto.com/portal/quantas-cidades-e-aeroportos-voce-conhece/

Please reload

Principais Posts

Encerrada! Seleção para Pilotos!

May 16, 2019

1/10
Please reload

Advertising
Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags