O que quer de presente do aeroporto neste ano?

24 Dec 2016

Reinaldo M. Del Fiaco

O valor de uma campanha de marketing está no engajamento dela com o público-alvo. Nos aeroportos, os passageiros de aviões estão suscetíveis aos níveis de estresse do embarque, do voo, a saudade e da curiosidade da aviação. Esses mix de sentimentos tornam o ambiente aeroportuário propício para as maiores campanhas de marketing no mundo. O fim de ano, época na qual aparecem os agradecimentos pelo ano que passou e o desejo para um futuro melhor, as empresas que anunciam levam para os aeroportos a mensagem de esperança, na qual é combinada com elementos que remetem a infância, como a imagem do papai Noel, ursos de pelúcia, embalagens de presentes e outros.

 

 

Quem chega a Congonhas pode conferir a campanha #NatalLATAM, é utilizado este nome com hastag como indica a empresa aérea, pois não há muitos detalhes desta peça publicitária na internet. Os ursos de pelúcia da LATAM ambientados com árvores de natal, uniforme da empresa aérea e gorro do papai Noel chama a atenção dos passageiros de todas as idades, como pode ser conferido ao colocar a hastag nas redes sociais.

 

A peça publicitária passa, mas o branding que é deixado para o público, os acompanha para o resto da vida. Fazer algo especial para um cliente (convidado) e tornar aquilo inesquecível, é ensinado e praticado pela Disney, e conhecido como Magical Moment. Deve ser algo espontâneo e levar consigo a imagem da empresa. A Spanair em 2011 realizou a campanha An Unexpected Visit, ao fazer um Magical Moment com os 173 passageiros que embarcaram de Barcelona para Corunha e que no meio do caminho contaram com a presença do Papai Noel. Observe a reação das crianças, e o que essa ação deve ter representado para os pais.

O aeroporto é o local onde a campanha acontece, é a mídia, assim como uma emissora de TV. As empresas aéreas e outros parceiros utilizam essa mídia, e a própria administração aeroportuária. O investimento em uma campanha por parte do aeroporto pode ser considerado o valor pela qual a administração cobra pelo uso do espaço, ou o valor do investimento da abertura de uma nova mídia, para mostrar o potencial do espaço para a publicidade. O que a mensagem deixará para os passageiros, muitas vezes não está atrelado ao custo, ideias simples e com orçamentos baixo pode ser algo interessante para mostrar o valor do espaço aeroportuário. Assim como fez o Aeroporto de Toronto, também em 2011, com três cantores e a música We Wish You a Merry Christmas.

 

A aplicação de Inteligência Artificial por meio dos aplicativos dos aeroportos e das empresas aéreas, são hoje o principal meio de mensurar a eficiência da comunicação de uma mensagem para os passageiros. Entender o que eles querem e por onde circulam nos aeroportos, ajuda a definir várias estratégias, principalmente de locação de ambientes e marketing, conforme pesquisa feita pela Internacional Airport Review. Associar as campanhas com hastags, vídeos e interações online é um caminho a prosseguir para a administração dos aeroportos, e que está somente em fase de decolagem.

 

Por fim, a campanha WestJet Christmas Miracle, na qual distribuiu no desembarque dos passageiros presentes personalizados, conforme pedidos recolhidos durante o uma atração ao vivo no embarque. Os presentes, os mais diversos possíveis, indo de passagem aérea para voltar para casa nos feriados até uma TV com tela grande, um verdadeiro Magical Moment. E você, o que quer de presente do aeroporto este ano?

 

Texto publicado na Revista Resumão da Aviação: https://www.joomag.com/magazine/resum%C3%A3o-portal-do-piloto-edi%C3%A7%C3%A3o-08/0486633001481891521?short

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