Participação na V Semana da Qualidade da Informação do Transporte Aéreo

6 Jan 2018

Reinaldo M. Del Fiaco

Muitas oportunidades para captação de informações e poucos dados existentes sendo aproveitados, foi a conclusão da Embarque Tec sobre os debates que ocorreram na V Semana da Qualidade da Informação do Transporte Aéreo. 

 

Os destaques do evento foram a sinergia e a vontade de contribuir com o mercado no qual os participantes se dispuseram. Esse evento foi uma iniciativa da Gerência de Análise Estatística e de Acompanhamento de Mercado (GEAC) da Superintendência de Regulamentação Econômica e Acompanhamento de Mercado da ANAC, nele a Agência pôde ouvir sobre as dificuldades para captação e tratamento dos dados exigidos pela mesma, e também a finalidade na qual instituições de pesquisas, associações e consultoria utilizam esses dados para contribuírem com as tomadas de decisões do setor. 

 

Participando pelo Instituto Militar de Engenharia, o pesquisador Reinaldo Moreira Del Fiaco disse sobre as mudanças feitas no padrão das Demonstrações Contáveis de Empresas Aéreas Brasileiras que impossibilitou a continuidade análise histórica de algumas variáveis, sendo o mesmo também comentado por pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. No mesmo contadores de empresas aéreas relataram a dificuldade para reunirem todas essas informações e entregarem na data correta para o Agente Regulador. 

 

 

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) apresentou um relatório sobre o setor, mostrando a importância do banco de dados (bd) da ANAC. E durante as discussões comparou as informações do bd brasileiro com as divulgadas pela Federal Aviation Administration e Department of Transportation, ambos órgãos reguladores e fiscalizadores estadunidense.  

 

O pesquisador Rafael R. Varella apresentou uma análise da evolução dos preços das passagens e os efeitos da concorrência com as companhias aéreas novatas, para a análise ele utilizou informações do antigo banco de dados de Demonstração Contábil e também de um software spider para captação e armazenagem dos valores das passagens aéreas. Interessante ao mostrar os preços ofertados até o fechamento do voo, ao contrário do banco de dados Tarifas Aéreas da ANAC que apresenta os valores pagos, as quantidades de passageiros que compraram as passagens por cada preço e que não apresenta os valores por um determinado voo. Essa apresentação levou a questionamentos sobre o banco de dados tarifário da agência, e foram feitas comparações com a metodologia do IBGE para o cálculo do Índice de Preço ao Consumidor Amplo no serviço de transportes. Com a conclusão entendida pela Embarque Tec, é que esse banco de dados da ANAC representa o poder de compra dos passageiros em cada mês para a compra de uma passagem aérea.    

 

Para solucionar a falta de um software spider, é sugerido que a ANAC possa regulamentar as atividades das consolidadoras de passagens aéreas, para que esses dados possam ser armazenados, tratados e divulgados. O mercado só tem a ganhar com mais informações, e  os que souberem aproveitar, estarão na frente da concorrência. 

 

A Embarque Tec espera pela continuidade desse evento de importante contribuição do setor, também que o painel científico de economia do transporte aéreo possa ser aberto para demais institutos de pesquisas, e que também possa ser chamada a participação do DECEA sobre a movimentação detalhada de aeronaves. 

 

Para mais informações sobre o evento realizado pela ANAC clique aqui

Please reload

Principais Posts

Encerrada! Seleção para Pilotos!

May 16, 2019

1/10
Please reload

Advertising
Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags