Business Intelligence: Análise e projeção de demanda
- Brenda Andrade
- 28 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

A demanda de tráfego aéreo em determinadas regiões pode ser afetada por fatores internos e externos, que representam dados balizadores para tomada de decisões estratégicas dos empreendimentos envolvidos. Como exemplos de fatores externos, temos o PIB e as características econômicas da população; e de fatores internos, podemos considerar as tarifas envolvidas.
A análise desta demanda como parte do planejamento operacional e de infraestrutura aeroportuária de um país ou região, têm como objetivo indicar a capacidade de utilização destes recursos dentro de determinado período. Bem como, também identificar picos de demanda que requerem um gerenciamento específico para atender um tráfego atípico e reduzir os riscos envolvidos.
Apesar de não existir uma instrução da Força Aérea Brasileira atualizada sobre previsão de demanda do tráfego aéreo a longo prazo para adequar a infraestrutura aeronáutica e os recursos humanos necessários, um estudo realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME), apresentou uma previsão de cinco anos de demanda de voos, através da análise das condições macro e microeconômicas do Brasil.
O estudo demonstrou uma condição que atesta um forte indicativo estatístico de crescimento estimado em 2,81% ao ano, justificando um cenário otimista para negócios em aviação no país. Uma análise que pode contribuir para o planejamento estratégico dos procedimentos de navegação, com o emprego ideal de recursos financeiros, recursos humanos e investimentos em aeronaves. Bem como, colaborar com o aumento no nível de segurança no país.
Uma projeção de demanda também pode direcionar novos empreendimentos em atendimento às necessidades de segurança, frotas, impactos ambientais, recursos humanos, controle de voo, aeroportos, entre outros setores relacionados. A equipe de especialistas da Embarque Tec está pronta para realizar análises, estudos e projeções como estas para o seu empreendimento na aviação decolar de forma assertiva e otimizada.
Comentários