top of page

Credenciamento: Checadores de mecânicos aeronáuticos


O credenciamento de pessoas de notória especialização para expedição de laudos, pareceres ou relatórios que atendem o cumprimento de requisitos necessários para emissão de certificados ou atestados às atividades competentes da Aviação Civil no Brasil é autorizado para pessoas físicas vinculadas a uma organização aeronáutica, pessoas físicas autônomas e pessoas jurídicas.


Conhecidos como checadores, estes profissionais são credenciados para realizar exames de pessoal técnico da manutenção aeronáutica, sob a supervisão geral da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), dentro dos limites de sua competência e conforme os critérios e procedimentos estabelecidos pela agência reguladora, avaliando as condições mínimas necessárias do candidato para emissão ou renovação de certificado, conforme a regulamentação vigente.


Que no caso deste ofício, se refere ao Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) de nº 65 sobre Licenças, habilitações e regras gerais para mecânico de manutenção aeronáutica ou aquele que venha a substituí-lo.


O checador realiza exame prático para emissão de uma licença ou habilitação, após o cumprimento dos requisitos de treinamento e aprovação em exame teórico, bem como apresenta uma declaração de experiência profissional prática, conforme previsto em regulamento.


Dentro das especialidades do trabalho de um checador de manutenção aeronáutica, este pode ser credenciado em procedimentos, métodos, materiais, ferramentas e equipamentos de manutenção em células, grupos motopropulsores ou aviônicos, para atuação em empresas aéreas ou de manutenção aeronáutica.


E se você já atua nesse crescente segmento especializado e deseja se tornar um checador credenciado pela ANAC, entre em contato com a equipe de consultoria da Embarque Tec.

Комментарии


bottom of page