Aeródromos: Manuais, programas e plano diretor
- Brenda Andrade
- 26 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de set. de 2023
Conheça os principais documentos para certificação de aeródromos.

Dentre os requisitos condicionantes para a certificação de um aeródromo civil público no Brasil, seja compartilhado ou não, está o estabelecimento e produção de manuais, programas e plano diretor, com o objetivo de padronizar procedimentos e orientar a implantação, o desenvolvimento e a expansão da infraestrutura do aeródromo, de modo ordenado à evolução do transporte aéreo atendido e contribuindo com a aplicação correta dos seus investimentos.
O Manual de Operações do Aeródromo (MOPS) é um documento que aborda as condições, padrões e os procedimentos executados pelo seu operador na prestação de serviços aeroportuários, com o objetivo de garantir a segurança operacional, bem como todas as providências administrativas.
E os programas são relacionados a um conjunto de normas, técnicas ou procedimentos específicos que devem ser realizados na área aeroportuária, como o Programa de Instrução de Segurança Operacional (PISOA), o Programa de Gerenciamento do Risco da Fauna (PGRF), entre outros.
Já o Plano Diretor de Aeródromo (PDIR) é um documento obrigatório para aeródromos que operam voos de empresas de transporte aéreo regular de passageiros ou cargas, e determina o planejamento de expansão da infraestrutura aeroportuária, seguindo todos os regulamentos de segurança operacional estabelecidos pela ANAC.
O processo de aprovação que envolve estes documentos de certificação de aeródromos e autorizações operacionais percorrem diferentes prazos e etapas de conferência de requisitos pelo órgão regulador. Logo, o ideal é que o empreendimento conte com a expertise de uma equipe de consultoria especializada como a Embarque Tec.
Comments